[popup_manager id="1"] Um espectáculo criado para a infância (M/4), que põe em cena histórias e poemas do autor Daniil Harms e onde reina a imaginação e o surpreendente, o absurdo e a boa disposição... Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL/Ler+), para a educação Pré-escolar, variante de leitura em voz alta, actualizado em 2015. Clique na imagem para aceder ao dossier.
PageLines- esquecimeTA_web72dpi_580x161.png

ver o dossier

  .
O que é e como funciona o bem*ME*quer, o  serviço de apoio ao aluno e à família, a funcionar na Casa da Pantopeia. Criatividade, autonomia, afecto, jogo e responsabilidade com inscrições abertas. Fale connosco!
logo BMQ

saiba mais no blog

.
O blog da Pantopeia com as últimas notícias e iniciativas, bem como contactos, serviços e repositório de fotos e vídeo. A não perder, feito com amor e carinho!  

.
A página da Pantopeia no Facebook. Eventos, fotografia, links interessantes, discussões. A maior rede social já lá tem a Pantopeia! Siga-nos por lá e tenha acesso a todas as novidades. logo facebook .
As inscrições estão abertas para a próxima temporada da companhia mais mini e autónoma da cidade! :) Contacta-nos, vem experimentar uma vez sem compromisso. Agora estamos a preparar um miniEspectáculo portanto... até Setembro! cartaz

.

bem*ME*quer

apoio ao aluno e à família

O QUE É?
… é a possibilidade de contacto com áreas do saber através de múltiplas actividades lúdicas, de forma ajustada a cada faixa etária, orientada pedagogicamente e supervisionada por técnicos especializados, de forma a criar ambientes de ensino e aprendizagem motivadores e inovadores, que permitam a promoção de competências essenciais ao desenvolvimento integral dos alunos do 1º ciclo ao secundário. Curricular e não curricular. Pessoal, emocional, expressivo e social e racional.

…um serviço onde visamos proporcionar um ajustamento mais adequado entre a vida das crianças como alunos da escola e a ocupação dos pais nas suas actividades profissionais (e até sociais).

Um “apoio” que procura ir ao encontro das necessidades de cada família, de cada aluno…

CALENDARIZAÇÃO e HORÁRIO

A actividade de acompanhamento das crianças do serviço de apoio ao aluno e família funciona em complemento / prolongamento do horário escolar e apenas durante o período lectivo:

* Manhã: 8h – 9h* Tarde: 14h – 19:30h

Este serviço encerra aos sábados, domingos, feriados nacionais e ainda nos seguintes dias: 24 de Dezembro, 31 de Dezembro, 1 de Janeiro, 2 de Janeiro e 12 de Maio (feriado municipal).

As restantes actividades e iniciativas da Pantopeia planificadas para as interrupções lectivas (incluindo as férias de Verão) são alvo de uma tabela de preços específica (e respectiva inscrição), disponibilizada atempadamente no site/blog da Pantopeia. No entanto, os encarregados de educação poderão realizar pré-inscrições para esses períodos. Os alunos inscritos no serviço bem*ME*quer beneficiarão de condições especiais.
TRANSPORTE e SEGURO

A Pantopeia conta também com a parceria de um serviço de transporte de crianças, realizado por uma entidade externa, dedicada profissionalmente ao transporte de pessoas, cujo valor será adicionado à mensalidade da(s) modalidade(s) inscrita(s). O valor para uma viagem, duas viagens ou viagens extra é estipulado pela entidade em questão, podendo o encarregado de educação tratar directamente, se preferir. Os trajectos-tipo realizados são escola-casa da pantopeia, escola-actividade extra e casa da pantopeia-actividade extra.
Caso a utilização de transporte não seja regular, construiremos um plano à sua medida! Está também previsto o serviço de acompanhamento e transporte pedonal, na companhia dos nossos colaboradores e arte-educadores. Apresente-nos os trajectos, encontraremos a melhor solução.

O seguro anual obrigatório é realizado em parceria com a Allianz Seguros, cobrindo acidentes pessoais e incluindo também responsabilidade civil do aluno sobre terceiros com o valor aproximado de 20EUR por ano, sendo extensível a outras actividades que decorram na Casa da Pantopeia.

A Casa da PANTOPEIA

 

O bem*ME*quer difere de pessoa para pessoa, dependendo da mancha horária que ocupam, reflectindo o conteúdo das actividades planeadas. Cada aluno/ família terá necessidades específicas que serão tidas em conta na altura da inscrição das modalidades e respectivos serviços extra (por exemplo, transportes extra/alimentação). A disponibilização destas modalidades (que podem ir deste o teatro à dança, passando pela expressão plástica, vídeo, fotografia, informática, leitura, escrita, jogos de tabuleiro, até aos jogos e actividades ao ar livre, desportivas ou não) está sujeita à existência de um número mínimo de crianças que as torne economicamente sustentáveis.

No período em que estão na Casa da Pantopeia será feito um acompanhamento (individual e em grupo) ao estudo e às responsabilidades escolares, existirão momentos de lazer e de aprendizagem e quem quiser poderá desenvolver o seu Projecto Pessoal , que se reveste de um objectivo delineado pelo membro do bem*ME*quer, que, ao longo do ano (ou semana ou período), o vai desenvolvendo mediante a sua própria planificação e restantes responsabilidades escolares, com o recurso aos materiais disponíveis e com o apoio da equipa da Pantopeia (e outros colegas/amigos, se assim o desejar). As actividades realizadas são escolhidas pelas próprias crianças-intervenientes, de acordo com o plano semanal e mensal que vão preenchendo ao longo do tempo. É a pela sua autonomia e crescente responsabilidade que trabalhamos numa perspectiva arte-educativa, onde o afecto e a preocupação estão sempre bem presentes! Os momentos bem*ME*quer são inundados de alegria, boa disposição e energia! E é por isso que lutamos!

“Dias Avulso”

De acordo com as actividades que estarão a ser desenvolvidas, é feito um plano diário dedicado, de acordo com as necessidades de cada família / aluno. É uma modalidade que pretende responder a situações familiares inesperadas e/ou de emergência, e igualmente à vontade de experimentar uma das modalidades oferecidas pela Pantopeia. É também aconselhado para situações de baixa frequência da Casa da Pantopeia (1 dia por semana, por exemplo).

 
POR FIM…

Serão momentos adaptados à realidade de cada aluno, respeitando o seu ritmo individual, em observância com as suas necessidades e, por vezes, independentes do ritmo de trabalho do grupo em que está inserido. Em todas as actividades “piscaremos sempre o olho” à criatividade, à ludicidade, ao respeito pelo outro, à alegria, ao jogo e à brincadeira, à procura do conhecimento, à exploração do eu e à compreensão e aceitação do outro, à construção da crítica e à crítica construtiva, ao desenvolvimento sensorial, mecânico , racional e social, à expressão livre de sentimentos e emoções através das artes, à procura da vontade incessante de crescer, aprender, viver e explorar o mundo nos rodeia.

À equipa da Pantopeia pertencem professores, actores, arte-educadores, actores-professores, figurinistas, técnicos de som e luz, bailarinos, ilustradores, bem como profissionais das áreas de comunicação, informática, multimédia e imagem. É um grupo enérgico, jovial, alegre e com uma vontade enorme de desenvolver novos desafios educacionais e e de aprendizagem. Só assim conseguiremos atingir os nossos objectivos profissionais, educacionais, artísticos, de estreita ligação comunitária e de apoio à família.

Pretende-se que todos tenham a oportunidade de tomar consciência das suas dificuldades, estimulando o desenvolvimento das suas capacidades para que possam ser mais autónomos, constituindo-se como intervenientes principais no seu processo de aprendizagem e crescimento, “protagonistas” deste espaço bem*ME*quer, que lhes quer tão bem…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

AS ACTIVIDADES…todas seguidas
Experimentar com o corpo, com a voz, com a escrita, com a imaginação… Expressão corporal e vocal, construção de personagens, trabalho sobre texto dramático, escrita criativa, guionismo, improvisação, jogos teatrais, de confiança, de interdependência, de atenção selectiva, de concentração são algumas das áreas que serão abordadas. Será um espaço onde poderão também experimentar com Tecnologias, através da investigação de sistemas ópticos (analógicos e digitais), fotografia, vídeo, som, cinema, multimédia,  iluminação cénica profissional e também figurinismo, aderecismo e cenografia, jogos de tabuleiro, culinária, entre outras ideias que poderão surgir!

Do outro lado da balança, o estudo acompanhado (ou individual), as explicações (quando acordado), momentos de lazer (jogos teatrais, de voz e corpo, artes plásticas, música, leitura e escrita) e Projecto Pessoal (P.P.), além de várias oficinas disponíveis: teatro, movimento, cenografia, , luz&som, caracterização, vídeo / cinema / animação, figurinismo, escrita criativa/guionismo, , entre outras.

NOTA: as ofertas para esta modalidade poderão crescer, mediante interesse dos pais / encarregados de educação (exemplo de outras ofertas: Música e Som, Inglês, Tecnologias de Informação e Comunicação – T.I.C., etc.).
cropped-P7270290.jpg